Vai começar a praticar uma atividade física. No entanto, antes de dar início a qualquer exercício é preciso consultar o médico para evitar qualquer problema.
"O primeiro cuidado a ser tomado é passar em um cardiologista para fazer um check-up e se certificar de que não há arritmia ou disfunção cardíaca", recomenda o personal trainer Ricardo Cunha, da RC Treinamentos.
Uma avaliação ortopédica também é fundamental. "Muita gente começa a fazer uma atividade e sente dores na coluna, nos joelhos e não tem informação do que pode ser isso", afirma Cunha.
Só depois da avaliação inicial é que os médicos podem pedir algum exame complementar. "Se a pessoa é sadia, normalmente as avaliações mais simples já bastam para começar uma atividade física", afirma Dr. Carlos Mello .
Segundo Mello, conhecer o tipo da pisada também é uma boa maneira de diminuir dores e impactos causados pelas atividades físicas. "É possível fazer um exame, conhecer o tipo de pisada e comprar um calçado mais adequado pra esse tipo", recomenda.
O indicado ainda é o acompanhamento de um(a) nutricionista antes de iniciar o treino. "É muito importante essa ligação entre a parte médica, a atividade física e a alimentação. Até porque não adianta se matar na academia e não ter uma reeducação alimentar. É preciso ter uma boa orientação para alcançar o objetivo desejado, seja ele emagrecer , aumentar a massa muscular e etc", determina Mello.
Imagem meramente ilustrativa !
Nenhum comentário:
Postar um comentário